segunda-feira, 30 de março de 2015

Qual a diferença entre Bitmaps e Vetores

Qual a diferença entre Bitmaps e Vetores

Bitmaps 
bitmaps são imagens formada por pixels. Mas o que é um PIXEL ?? Um pixel nada mais é do que um ponto em seu monitor, pequenos com cor e brilho variados. Indicados para representação de imagens com alto nível de detalhes. Os arquivos Bitmaps por serem formados dispondo a imagem pixel a pixel, se tiverem seu tamanho aumentado sofreram distorções consideráveis, pois cada ponto é transformado em blocos maiores para compor a imagem maior.

Vetorias 
Agora que você já sabe o que são os Bitmaps, entender os gráficos Vetoriais ficará fácil. Vetoriais nada mais são que imagens formadas por cálculos matemáticos executados pelo computador. O que muda de Vetorial para Bitmap? Ambos não são imagens? Se você criar um quadrado pequeno e depois aumentar seu tamanho em 200 vezes, o quadrado continuará o mesmo, com a mesma definição e qualidade. Agora imagine fazer isso em imagens Bitmaps. O quadrado vai ficar embasado. O Grande diferencial entre Bitmap X Vetor é isso, a capacidade de transformação.

Quando usar Vetor e quando usar Bitmap: 

Usando Vetor: Os gráficos vetoriais são utilizados em impressões, arte para revistas, folderes, Web. Com a ferramenta de ilustração vetorial cria-se o croqui que mais tarde é trabalhado em programas de edição bitmaps, para aplicação de detalhes, ou seja, para se dar vida.

Usando Bitmaps: Os graficos vetoriais são amplamente utilizados na Web, impressões, cinema, Tv, CD-ROMS, Games, etc... Usa-se imagens baseadas em pixels quando se deseja uma maior profundidade, algo que transmita mais "vida" para o usuário/observador. Usamos o Bitmap em muitos casos, mas nem por isso o vetor deve ser esquecido, pois muitos ilustradores, com certeza utilizam ferramentas vetoriais para criar suas obras, seja o croqui ou a arte final, enfim, tanto os programas Vetoriais quanto os Bitmaps são importantíssimos e com certeza foram revolucionários e responsáveis pela explosão da arte digital nos dias de hoje. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário